Últimas notícias

Passe para Assistente em Administração: UFF 2019


Saiu o Conteúdo Programático da UFF 2019, confira!





Mantendo o objetivo do blog, vamos falar do cargo mais cobiçado do concurso: Técnico-administrativo de Nível D - Assistente em Administração. Nesse artigo você encontra alguns vídeos com dicas, o edital, o conteúdo programático do Concurso UFF 2019, além de outras informações importantíssimas pra você que prestará o concurso!


Sobre a necessidade de experiência de doze meses na área pretendida, eu postei um vídeo para ajudar você:





Cargo de Assistente em Administração, salário de R$ 2904,96: o que estudar? Segue o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A prova será dividida em quatro partes: 

Parte I – Língua Portuguesa De caráter eliminatório, composta por 15 (quinze) questões de múltipla escolha. 

Parte II – Noções Básicas de Administração Pública De caráter eliminatório, composta por 15 (quinze) questões de múltipla escolha. 

Parte III – Conhecimentos Específicos De caráter eliminatório, composta por 35 (trinta e cinco) questões de múltipla escolha. 

Parte IVRedação de caráter eliminatório, composta por um texto dissertativo em Língua Portuguesa.



Abaixo, as matérias que serão cobradas na prova:

Parte I - LÍNGUA PORTUGUESA – Níveis D e E 

Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Semântica: sinonímia, antonímia, polissemia. Denotação e conotação. Metomínia, metáfora, sentido figurado. Homonímia e paronímia. Formação de palavras. Flexão nominal de gênero e de número. Flexão verbal. Verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Modos e tempos verbais. Pronomes. Formas de tratamento. Conjunções e preposições. Sintaxe: colocação, concordância e regência. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Ortografia oficial. Pontuação. 

Parte II - NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Níveis D e E 

Direito Constitucional: Princípios fundamentais da Constituição da República. Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Da Organização do Estado (Art. 18 a 31). Da Administração Pública (Art. 37 e 38). Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (Art. 70 a 75). Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A). Das Finanças Públicas (Art. 163 a 169). Administração Pública Financeira e Orçamentária: Orçamento Público: conceitos, princípios, elaboração, diretrizes, exercício financeiro, restos a pagar e créditos adicionais. Leis Orçamentárias: LDO e LOA. PPA. Estrutura Programática: atividade, projeto e operações especiais. Despesas Públicas: conceitos, classificação, etapas, execução da despesa, despesas de exercício anteriores. Receita Pública: conceito, classificação, origem, etapas e realização da receita. Lei de responsabilidade fiscal (Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000). Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Decreto Lei 200/67. 

Parte III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 

Estado: poderes e funções, função administrativa e federação. Administração Pública: órgãos públicos e agentes públicos. Princípio da Administração Pública: princípios expressos e reconhecidos, modelos teóricos de administração pública. Controle da Administração Pública: Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Classificação e Conceitos dos Controles Quanto: a origem, ao momento, ao aspecto, à amplitude e aos órgãos. Poderes e Deveres do Administrador Público. Ato Administrativo: conceito, elementos, objeto, forma, motivo, finalidade, características, classificação, espécies, extinção, anulação e revogação. Contratos Administrativos: conceito, características, espécies, duração, prorrogação, renovação, cláusulas e convênios administrativos. Políticas Públicas: conceitos, características e classificação. Licitação: conceito, objetivo, princípios, dispensa de licitação, inexigibilidade, modalidades de licitação e pregão. Serviço Público: conceito, classificação, titularidade e princípios. Administração Direta e Indireta: conceito, natureza da função, abrangência e composição. Estrutura Organizacional da UFF: Unidades Administrativas, Unidades Acadêmicas, Conselhos Superiores da UFF. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI). Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Comunicação e Redação Oficial no Serviço Público. Lei de Acesso a Informação (LAI). Regime Jurídico Único e Seguridade Social do Servidor Público.

Abaixo, vídeo com dicas sobre a COSEAC: 


Se você está se preparando para concursos públicos, a melhor maneira de otimizar seu tempo é estudar com eficiência. Quer se tornar um concurseiro de alto nível? Indico fortemente o livro do Fernando Mesquita: Ciclo EARA - O processo da aprovação

Para saber mais é só clicar na imagem abaixo: 




Até a próxima,

Fui!

. . . 

Nenhum comentário