Últimas notícias

Qual concurso fazer em 2019?

Vários editais no forno, prestes a sair... Os cargos são parecidos, os salários também e você trabalharia em qualquer um deles... está na dúvida sobre qual concurso prestar? Vou tentar te ajudar nessa difícil decisão!

concurso para fazer em 2019


Se você nunca prestou um concurso público, não tem uma "profissão de área mais específica (professor, médico, engenheiro etc.)" e está escolhendo uma área mais "genérica" para prestar concursos, é importante que tenha uma noção de quais áreas existem. Seguem alguns exemplos: 

Área administrativa: nessa área estão as funções meio do Estado. É através dela que a atividade finalística das demais áreas é garantida com "sossego", já que os funcionários dessa área normalmente trabalham cuidando de procedimentos e "da vida funcional" dos demais. Há oportunidades para todos os níveis de formação.

São exemplos os auxiliares, técnicos e analistas dos diversos Ministérios (na União); dos órgãos estaduais como Detran, Procon etc. e municipais, como as Secretarias Municipais e Institutos de Previdência. 

Além das possibilidades no Poder Executivo Federal, Estadual, Municipal e Distrital, conforme citado acima, há oportunidades nas Casas Legislativas, como as Assembleias Estaduais, Câmaras Municipais e o Congresso.



Área de Segurança Pública: aqui estão os concursos policiais não militares e também os da gestão penitenciária. A maioria dos concursos tem exigido Nível Superior, porém, ainda há oportunidades para o Nível Médio.

Os cargos são de Agente de Polícia, Agente Penitenciário, Escrivão, Papiloscopista, Inspetor, Delegado, Técnico de Necrópsia, Perito etc... 

Na minha opinião, uma das excelentes áreas para se preparar, dado o momento político-econômico do país. 

Isso porque, apesar da crise econômica e dos cortes de gastos, as áreas da Saúde, da Educação e da Segurança pública continuarão recebendo atenção especial dos governantes.

Área Bancária: as vagas dessa área são, majoritariamente, para o Banco do Brasil e para a Caixa Econômica Federal, mas também há concursos para bancos regionais. Os cargos são oferecidos a partir do Nível Médio.

O conteúdo cobrado nos concursos para algumas instituições como CVM, BACEN e BNDES costumam guardar semelhança com os citados anteriormente, apesar de não integrarem a área. 

Como a maioria dessas instituições emprega sob o regime da CLT, a área bancária não enche meus olhos depois da Lei da Terceirização. Porém, pode ser cedo para afirmar... 

Área Fiscal: a minha área preferida. Ótimos salários, com concursos, em maioria, exigindo Nível Superior em qualquer área. 

A função dos servidores dessa área é, basicamente, arrecadar dinheiro. Seja na Receita Federal, nos ICMS (estaduais) ou ISS (municipais), a fiscalização é uma das atividades que literalmente sustenta o Estado. 

Na minha opinião, uma área estratégica como essa significa algumas coisas como: contratações, estabilidade, constante valorização da carreira.

Área de Planejamento e Controle: uma área semelhante à fiscal,  em termos de matérias a serem estudadas, porém com um pouco menos de vantagens em termos financeiros médios iniciais. 

Os servidores investidos em funções de planejamento e controle são, normalmente, Técnicos, Analistas ou Auditores das Controladorias, Tribunais de Contas Municipais, Estaduais e da União etc. e também dos órgãos mais voltados ao planejamento e à gestão.

Os concursos acontecem a partir do Nível Médio. 

Área da Regulação: o sistema de privatização brasileiro previu, não a entrega das estatais, mas a concessão da permissão para que a iniciativa privada atuasse em determinadas áreas. 

Nesse contexto, foram criadas as Agências Reguladoras (ANATEL, ANP, ANVISA, ANS, ANTT etc. além das estaduais)  



Os salários dos Técnicos e Analistas desses órgãos são alguns dos melhores do Poder Executivo. São ofertados cargos a partir do nível médio.

Área de Tribunais: essa é a área preferida dos colegas de Direito. Os órgãos que reúnem a maior quantidade de vagas da área são os TRT, TRE e TRF. Também há grandes convocações por parte do MPU e dos MP estaduais, porém, em menor frequência. 

Existem algumas raras oportunidades para o ensino fundamental, porém, nessa área o comum é que os cargos de Técnico tragam como requisito o Nível Médio e os cargos de Analista tragam mais vagas para Bacharel em Direito. As vagas para graduação em qualquer área costumam "pingar" nos editais.

Área Militar: Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiro Militar e Policial Militar. Essas são as Forças Armadas e Forças Auxiliares Militares brasileiras. 

Aluno, Soldado, Cabo, Sargento, Aspirante, Tenente... São diversos os postos/graduações de ingresso. Por isso, os níveis também variam do Fundamental ao Superior. 

Conclusão


Não falei muito de nenhuma área, pois cada uma renderia um artigo só para ela, com certeza. A minha intenção com esse artigo é dar um "panorama" para que você possa, depois desse contato inicial, pesquisar mais a fundo sobre as áreas pelas quais se interessou. 

É importante saber que, além das citadas, existem outras áreas "menores" como a da Diplomacia ou da Magistratura, porém, que não percebo como "indispensáveis" ao conhecimento do concurseiro iniciante. 

Fatalmente, quem escolher se aventurar em uma dessas, encontrará as informações que deseja pela internet.
Ah, se você já decidiu pela área mas está com dificuldades para decidir para qual cargo/concurso se dedicar, meu vídeo e minha planilha (abaixo) ajudarão! 

qual concurso público fazer
Planilha para decisão.
Me ajude a alcançar 10.000 seguidores no Instagram, para que eu possa divulgar links por lá também (@guydiown) e curta a página no Facebook para acompanhar todas as postagens do Blog e Youtube.


Além disso, compartilhe esse post! Ajudando na divulgação do meu trabalho você me possibilita continuá-lo :) 

Ahhh... como você está se preparando para concursos públicos, eu não poderia deixar de dizer que a melhor maneira de otimizar seu tempo é estudar com eficiência!

Quer se tornar um concurseiro de alto nível? Indico fortemente o livro do Fernando Mesquita: Ciclo EARA - O processo da aprovação. 

O investimento é baixo e o resultado enorme! Vale cada centavo! Para saber mais é só clicar na imagem abaixo: 


Até a próxima,

Fui!


Nenhum comentário