Últimas notícias

Preciso ser inteligente para passar em Concursos Públicos?

"Não me considero uma pessoa inteligente. Será que consigo passar num concurso?"


É muito provável que sim, mas depende de você! Na verdade, todas as pessoas são inteligentes. O problema é que nem todas tiveram a oportunidade de descobrir e desenvolver seus talentos ainda....Vem comigo que eu te explico! 


Menina sobre os livros. (Foto: Khamkhor/Pixabay.com)

Você certamente já ouviu alguém falando que "fulano" passou num concurso (ou num vestibular, ou numa entrevista difícil) porque é muito inteligente. Isso não é uma mentira, necessariamente. O equívoco é falar como se uma coisa necessariamente levasse à outra. Conheço várias pessoas inteligentíssimas que jamais passaram em um concurso. Conheço também servidores públicos que se consideram "burros" e não entendem até hoje como passaram num concurso... mas passaram.

Não tem fórmula mágica: entra quem se preparou melhor. 




Eu costumo dizer que, no dia em que fiz a prova para Técnico-Administrativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (aquela na qual fui o 1º colocado em 2015), se Einstein fizesse a prova comigo eu continuaria levando o primeiro lugar. E não acho que estou falando algo absurdo, afinal, nem sei se o cara falava português. E se falava, sabia Direito Constitucional brasileiro? Arquivologia? Eu não ficaria sem dormir com a remota possibilidade do gênio descobrir um padrão na hora de marcar o cartão resposta. A lógica é: por mais inteligente que tenha sido, ele poderia ser incapaz de resolver uma questão básica de português.




Pensando de uma forma análoga, se uma pessoa super inteligente teria como limitação a "decodificação" de uma mensagem devido à barreira do idioma, é plausível afirmar que ela também seria limitada a entender somente os conceitos com os quais já teve contato de fato (até porque não estamos falando de viagem astral ou ufologia). Logo, se ela não teve contato com o "juridiquês", com os "jargões da informática" etc. por mais inteligente que seje, não compreenderia nada da prova. Falando fácil: não estudou, não passa! 

Enfim, creio que entenderam a questão. Inteligência não aprova ninguém. Preparação aprova! Pode ser que uns demorem mais que outros, que umas centenas desistam no meio do caminho... mas isso não muda o fato de que ninguém nasce sabendo Lei 8.112/90 ou cláusulas pétreas, por mais puxados que sejam os olhinhos - risos.

Continuemos o raciocínio do artigo nesse meu vídeo:


E aí, o que você achou do post? Espero continuar sendo útil na sua caminhada!


Curtiu? Inscreva-se no meu canal no youtube e me siga nas redes sociais para não perder nenhum post!
 

Até a próxima,
Fui!

. . .

Nenhum comentário