Últimas notícias

O que é um concurso público? Como prestar um?

Começou agora? Saiba o que é esse processo e como participar!

Assista ao vídeo e depois leia o artigo :) 




Como prestar um concurso público? Publicaram um Edital de concurso para a Prefeitura da sua cidade... você até gostaria de trabalhar lá, mas não tem ideia de como seria esse processo e de como se prepararia para ele. O que fazer agora? Esse artigo é para você, iniciante! Não prometo que sairá deste post sem dúvidas, mas com certeza não terminará o artigo com as mesmas, porém com dúvidas novas. As antigas morrem aqui! Vem comigo!!!  

Posso fazer concurso, concursos abertos, vagas para concurso

O que é um concurso público?

Quem acompanha o blog ou meu canal no youtube e me conhece há um tempo sabe que eu adoro analogias. Então vamos usar uma aqui! Alguma vez na vida você já ouviu falar de licitação? Se não ouviu, vou te falar um pouco disso agora (um bônus?! haha). 

A Administração Pública faz suas compras e contratações de serviços com dinheiro público, correto? Então, ela não pode sair por aí comprando nem contratando os produtos e serviços de quem quiser. Existem umas regrinhas pra fazer isso. Não vou me aprofundar mas, basicamente, é montado um processo e publicado um edital de compra (ou contratação), através do qual os fornecedores de produtos ou serviços tomam conhecimento de que o estado precisa de algo. Sabendo que o governo quer comprar, muitos se interessam em vender. Daí, através do processo de licitação esses interessados competem entre si para ver quem oferece o melhor produto, o melhor preço, a melhor técnica etc. 

A intenção da Lei de Licitações é obrigar o estado a comprar o melhor produto pelo menor preço possível, e além disso estimular a competitividade do mercado. Ela também traz critérios que permitem uma competição mais justa. Dessa forma, teoricamente, o dinheiro público é gasto com maior eficiência e qualidade





Agora que você sabe (mais ou menos, né?) o que são as licitações, fica bem mais fácil de explicar o conceito de concurso público. O concurso é "tipo" uma licitação, mas pra contratar pessoas. Se o dinheiro público tem que ser gasto com qualidade, a administração pública não pode contratar qualquer um para ocupar um cargo público. Afinal, estabilidade, uma carreira estruturada e um salário legal não são pra qualquer um! Ela quer o melhor dos melhores!!! Dessa forma, ela abre um edital pra comunicar aos interessados que deseja contratar e, através de provas escritas e/ou de títulos, faz com que os interessados concorram entre si e seleciona só os mais bem preparados. 

O mais legal do concurso público é a impessoalidade. Não importa se você é o João da Vila ali depois da curva ou o filho do Prefeito: todos tem iguais chances de ingressar no serviço público. Também tem a meritocracia, mas disso é complicado falar na realidade em que vivemos, pois entraríamos em várias outras discussões socioeconômicas. Tudo isso é muito controverso, existem fraudes e muitos críticos ao concurso público como instrumento de seleção (inclusive estou abordando esse tema no meu TCC *-*). E sim, existem casos muito bizarros nesse âmbito também. Porém, é inegável que o concurso está mudando a cara da administração pública brasileira. Um grande e recente exemplo disso é a Operação Lava-jato. Amada ou odiada, carrega méritos históricos irrefutáveis! Isso seria impossível num cenário patrimonialista como era o Estado brasileiro algumas décadas atrás...

Enfim, o concurso, como tudo de bom que é feito, tem lá seus defeitos.. no entanto, as qualidades e vantagens desse processo são muito maiores do que os contras, na minha opinião!


Beleza, curti! E como prestar um concurso?



Conheça as partes mais importantes de um Edital de Concurso Público
 


Como percebeu, ainda faltam vídeos aí... É porque eu comecei faz pouco tempo, então é só seguir nas redes sociais pra não perder nenhuma postagem e ficar por dentro de tudo sobre o seu primeiro concurso :D

Espero do fundo do meu coraçãozinho que esse artigo seja útil pra você <3

Curtiu? Inscreva-se no meu canal no youtube e me siga nas redes sociais para não perder nenhum post!

Até a próxima,
Fui!

. . . 

Nenhum comentário