Últimas notícias

O que fazer um dia antes da prova? 5 dicas infalíveis!


A número 5 vai transformar seus resultados pra sempre! 


E aí, estudante! Ansioso pelo dia da prova? Mas o que fazer um dia antes da prova?  Já sabe? Apesar de muita gente nem se dar conta e só se preocupar com o que fazer no dia da prova, essa data é tão importante quanto. 

Saiba como fechar sua preparação com chave de ouro nesse artigo. A última dica é a melhor, então leia até o final!

Começo dizendo a você que não sou um daqueles redatores pagos simplesmente para elaborar artigos que mantém a atividade de um site enchendo linguiça. 

Na verdade, como o blog é meu, nem sou pago para escrever aqui - risos. Já li muito posts sobre concurso que pareciam ter sido escritos por gente que também leu bastante sobre o assunto. Mas só leu mesmo. Esse não é o meu caso. Sou concurseiro raiz! 

Já prestei algumas dezenas de processos seletivos e concursos e, por isso, quero compartilhar experiência prática com você! Hoje, falarei de como o dia pré-prova pode impactar seu resultado. Vamos ao que interessa... seguem as dicas:


O que fazer no dia da prova?
Prova sendo resolvida. (Foto: TJevans/Pixabay.com)

1) Compre três canetas



Principalmente se cair redação na sua prova, essa é uma das dicas mais simples e valiosas que eu poderia te dar. Acredite: merdas acontecem! Pode parecer exagero, mas é muito razoável se levarmos em consideração o tempo de preparação que antecede algumas provas. 

Naquele dia, simplesmente nada pode dar errado (falando das coisas sobre as quais temos controle). Não há mal nenhum em se precaver. Use essa primeira dica de forma análoga: se precisará de outros tipos de material para executar sua prova, leve um pouco além do que julga necessário. 





Para essa eu tenho um relato interessante...
Eu sempre dei essa dica aos meus amigos e alguns já disseram ser um capricho desnecessário ou até um exagero. Inclusive eu falei sobre isso num vídeo postado há cerca de um ano. 

Há um tempo eu estava respondendo os comentários desse vídeo e um inscrito comentou que aconteceu exatamente isso com um amigo dele.

Ahh se ele tivesse lido o artigo "O que fazer um dia antes da prova?" no blog do g...

Por sorte, conseguiram emprestar uma caneta para o rapaz fazer a prova. Mas poderia ser diferente se elas resolvessem falhar no meio da prova, e não do lado de fora. 

Imaginem que tristeza estudar séculos para um concurso e reprovar por falta de caneta pra fazer a prova?! Trágico, trágico...      


2) Tome seus remedinhos


Quem não foi 'abençoado' pela natureza com uma companhia indesejada totalmente desnecessária como a rinite alérgica (ou muitas outras coisinhas), tome Vitamina C uma semana antes e pule para a próxima dica. 

Se você continuou lendo, talvez seja uma pessoa azarada como eu. Então, vamos falar sobre isso. 

Independente da parte do seu corpo que não quer cooperar com a sua aprovação, antecipe suas crises! Se você tem probleminhas de cabeça, gota, hipertensão, diabetes.. não importa. 

Nesse dia todos os males são iguais! Não sou médico nem conhecedor das ciências biológicas humanas, mas sei que seu probleminha vai tentar te perturbar no dia da prova. 

Quem tem problemas de saúde desses que atacam do nada sabe os remedinhos que evitam o surto. Isso não é, necessariamente, algo para você fazer um dia antes da prova. 

Dependendo do caso, deve começar dias antes! Consulte um médico para saber se você pode tomar uma dose de precaução. 

Passei por isso bem cedo, fazendo a prova do Colégio Naval, em 2008. Tive uma crise forte de rinite alérgica com sinusite e todos aqueles "ite" que têm dentro de mim - risos. 

Resultado: a prova poderia ter sido melhor. Desde então, tomo uns Polaramines no dia anterior e pronto. Nada de crise!   


dia antes do vestibular
Remédios. (Foto: Stevepb/Pixabay.com)

3) Coma como um ser humano normal 


Não estou te amaldiçoando, mas você terá diarreia no dia da prova caso não siga essa dica. 

Sei que você está feliz porque conseguiu fechar o edital e passará uma semana inteira relaxando depois da sua prova de sucesso, mas isso não é motivo para você experimentar comida mexicana no sábado à noite com seus amigos. Sério. 

Uma vez aconteceu algo parecido comigo... Por sorte, era uma prova da faculdade. Foi um pouco depois da Páscoa.. vou contar pra vocês. 

Meus pais são divorciados desde que eu era bem pequeno, então, 'sempre' tive duas famílias separadas. Porém, depois que conheci minha esposa, a Thamiris, passei a ter três famílias (e muitas casas familiares! kk). Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver. Já já você entende! 

Num belo dia qualquer, coincidiram uma feijoada, um churrasco e pizza entre o almoço e o jantar... Não me lembro exatamente qual prato estava na avó, qual estava na sogra etc. 

Os sortudos que têm avó viva sabem que é impossível ir visitá-la e sair de lá sem comer nada. No meu caso, toda a minha família parece ser minha avó, sério! Só sei que passei o dia inteiro comendo. 

Lembra que eu disse que era pós-Páscoa? Pois é. Adivinhe o que eu comi em casa, lá pelas 23h, depois desse dia feliz...  Certamente "maratona de gordices" não é a resposta para "o que fazer um dia antes da prova?". Não acordei muito bem no dia seguinte.

Enfim, não faça isso. Você também não precisa fazer aquela dieta exemplar no dia anterior à prova. Na verdade, o que você não precisa mesmo é de inovação nesse dia. Faça suas refeições normalmente e com moderação e pronto. Afinal, se você come porcaria sempre, talvez comer alface te faça mal kkk  

4) Não estude! 


Nem se sinta obrigado a seguir essa dica. ObsEssa só vale pra quem se preparou corretamente *

Bem como as demais partes do seu corpo, seu cérebro fica cansado quando demasiadamente utilizado. Então, você precisa dar um descanso a ele! 

Funciona muito bem pra mim, mas pode ser que não funcione para você. Meu pensamento é o seguinte: se você não aprendeu o assunto "x" em meses de preparação, não é agora que vai rolar. 

Além disso, como eu disse, seu cérebro de batalha tem de estar totalmente descansado para a empreitada de amanhã. Seu cérebro descansado pode te fazer enxergar caminhos diferentes para resolver questões difíceis, ainda que você não conheça totalmente a teoria envolvida ali. 

Por outro lado, quando está exausto, ele te fará errar até as questões que você domina. Isso já aconteceu comigo e provavelmente com você também!

Você quer ler mais um relato? Sem problemas :)

Tenho um amigo que estudou muuuito tempo para o TRT-RJ 2012, o nome dele é Fábio. Ele teve uma preparação digna de prêmio, porém deu mole no finalzinho: atravessou boa parte da madrugada do dia anterior à prova fazendo revisões. 

Segundo ele, deu um branco do nada e no meio da prova ele chegou a cochilar de tanto sono. Resultado: ele não trabalha no TRT.

Essa quarta dica é pra quem fez o dever de casa e fechou o Edital. Pra quem começou a estudar atrasado e não teve tempo de fazê-lo, vale o risco de dar uma lida para ter contato com mais assuntos. 

Isso evita que você erre questões bobas que exijam somente conhecimento ultra superficial de alguma coisa. Na minha opinião, não é o ideal. Porém, a vida não é ideal.




5) Esnobe a prova


Essa é a dica de ouro desse artigo!

Se em vez de cinco eu tivesse que dar a você somente uma dica, seria essa! Como assim, esnobar a prova? Simples! No dia anterior, toda a motivação e significado emocional que você tenha atribuído à prova devem deixar de existir. Ela é só um pedaço de papel onde você rabiscará algumas coisas. Nada mais do que isso. 

As questões que você sabe, resolverá. As que não sabe, deixará de lado para reler e até chutar depois (em breve farei um post sobre algumas técnicas que funcionaram comigo). 

É simples assim. Em vez de "o grande dia" ou "o dia mais importante da minha vida", chame-o de "dia de resolver exercícios".

Todas as provas que valorizei na vida me reprovaram. Todas as que esnobei me convocaram, inclusive a UFRRJ, na qual fui o 1º colocado. Incrível, né? É impressionante o quanto isso funciona. 

Quando você enxerga o processo assim, tira um peso emocional enorme das costas. Você abstrai de toda a obrigação gerada.. a cobrança da família, as preocupações... Faça o teste!

Acredito que o grande "pulo do gato" para a aprovação em concursos públicos seja esse: estudar como se fosse seu último dia na terra, como se o oxigênio fosse acabar caso reprovasse, como se você nunca mais pudesse comer chocolate (peguei pesado rs). Porém, resolver a prova como se estivesse se arrumando para assistir Sessão da Tarde. Nada demais, né? 

Espero do fundo do meu coraçãozinho que agora você saiba exatamente o que fazer antes do dia da sua prova!  

Curtiu? Inscreva-se no meu canal no youtube e me siga nas redes sociais para não perder nenhum post! Criei também essa página no face onde compartilharei todas as postagens do youtube e do blog! Seguindo por lá você não perde nenhum conteúdo e fica sempre atualizado :D

Se você está se preparando para concursos públicos, a melhor maneira de otimizar seu tempo é estudar com eficiência. Quer se tornar um concurseiro de alto nível? 

Indico fortemente o livro do Fernando Mesquita: Ciclo EARA - O processo da aprovação. Para saber mais é só clicar na imagem abaixo: 

Até a próxima,
Fui!

. . . 

Ei, não vá embora! Gostou do artigo "O que fazer um dia antes da prova? 5 dicas infalíveis!"?

Fique um pouco e leia mais! Deixo todos os meus artigos organizados aqui no índice. Assim, em segundos você encontra a informação que procura.

Nenhum comentário