Últimas notícias

IFRJ inicia preparativos para concurso 2019

concurso assistente administrativo ifrj
IFRJ deve realizar concurso em 2019 para Assistente Administrativo, Administrador e Professor.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - já se planeja para abrir novo concurso público para cargos técnico-administrativos e docentes em 2019. 

A informação partiu diretamente do Reitor, Rafael Almada, conforme veiculado ontem (19) pelo portal de notícias Folha Dirigida.


Ah, além disso, caso você também esteja interessado em prestar concurso para Universidades Federais, acompanhe o panorama dos concursos previstos nesse artigo. Para saber sempre das atualizações do blog, não deixe de curtir a página no facebook.  



Me ajude a alcançar 10.000 seguidores no Instagram (@guydiown), para que eu possa divulgar links por lá também! Ajudando na divulgação do meu trabalho você me possibilita continuá-lo!

O último concurso do IFRJ para admissão de servidores técnico-administrativos se deu através do Edital nº 43/2016 enquanto para docentes, a última oferta ocorreu pelo Edital nº 44/2016

No ano de 2016, porém, além dos cargos de Professor em diversas áreas, somente foram oferecidas vagas para cargos técnico-administrativos de nível superior nas seguintes áreas: Assistencia Social; Biblioteconomia; Enfermagem; Engenharia (Agronomia e Segurança no Trabalho); Tecnologia Audiovisual e Multimeios. Já no nível técnico, os cargos constantes do edital de 2016 foram:  Técnico de Laboratório / Área: Vestuário e Acessórios; Técnico de Laboratório / Área: Artesanato e Artes Visuais e Técnico de Laboratório / Área: Eletrotécnica, Eletrônica e Instrumentação. 




Ou seja, em 2016 não foram contemplados os cargos TAE (técnico-administrativos em educação) da área de Administração (Assistente em Administração e Administrador)

Poderíamos incluir nesse rol o cargo de Auxiliar em Administração, porém um Decreto Federal recente extinguiu esse cargo da Rede Federal de Ensino. Portanto, os próximos concursos para a área somente trarão os dois cargos citados.

O último concurso para a área de Administração foi em 2015, através do Edital nº 79/2015

Conforme informações obtidas no site da instituição, foram nomeados 07 Administradores e 42 Assistentes em Administração, além de 06 Auxiliares em Administração

Com esses números dá pra ter uma ideia da necessidade anual do órgão, provocada pela rotatividade natural dos cargos além das aposentadorias e exonerações. 

Também é importante lembrar que esse concurso vigorou de 2015 a 2017, devido ao prazo de um ano prorrogado por igual período. Ou seja, foram convocados 55 servidores para a área administrativa no ápice da crise político-econômica pela qual passa o país.

Como eu trabalho na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) posso afirmar que o cenário econômico atual é um tanto menos nebuloso que o daquela época. 

Apesar de a receita das IFES não haverem aumentado, em razão da PEC dos gastos públicos, a gestão financeira melhorou e a utilização de recursos em nível nacional está sendo otimizada. 

Logo, apesar de ainda vivermos uma crise de confiança e haver grande incerteza no cenário político, penso que o Concurso IFRJ 2019 contratará, no mínimo, o mesmo número de servidores que o concurso anterior.




Na verdade, a minha expectativa é de que nomeiem ainda mais servidores. Existem 3 motivos que me levam a pensar assim: 1) recuperação econômica natural; 2) autorização de vagas pelo MEC; 3) possibilidade de revisão da PEC.

Segue matéria da Folha Dirigida sobre o assunto.

O IFRJ já começou a se planejar para o concurso 2019, e você?
Para ajudar você a iniciar logo sua preparação, seguem os editais anteriores mencionados no post: 




Curtiu? Inscreva-se no meu canal no youtube e me siga nas redes sociais para não perder nenhum post! Criei também essa página no face onde compartilharei todas as postagens do youtube e do blog! Seguindo por lá você não perde nenhum conteúdo e fica sempre atualizado :D  



Se você está se preparando para concursos públicos, a melhor maneira de otimizar seu tempo é estudar com eficiência. Quer se tornar um concurseiro de alto nível? Indico fortemente o livro do Fernando Mesquita: Ciclo EARA - O processo da aprovação. Para saber mais é só clicar na imagem abaixo: 


Até a próxima,
Fui!

. . . 

Nenhum comentário