Últimas notícias

Greve dos caminhoneiros afeta concursos públicos e cotidiano em todo o país

Caminhoneiros em greve: e os concursos?
concurso ufrrj 2019
Devido à paralisação dos caminhoneiros, a rotina das pessoas mudou drasticamente em todo o país. Como não poderia ser diferente, os concursos públicos também foram afetados. Conforme publicado numa matéria da Folha Dirigida, até o momento, os seguintes concursos tiveram alterações por causa da greve:

1- TRT 15, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região;

2- Liquigás;

3- Polícia Civil - SP;

4- Prefeitura de Caxias - Maranhão;

5- Polícia Civil - RS;

6- CRM - PR, o Conselho Regional de Medicina do Paraná;

7- Cref 8ª Região, Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região;

8- IFF, o Instituto Federal Fluminense;

9- Susipe - PA, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará;

10- Iamspe, o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual de São Paulo;

11- Aeronáutica (CFS);

12- Iabas, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde.

Apesar de a notícia da Folha Dirigida ser bastante abrangente, outros concursos e processos seletivos "menores" pelo país foram afetados, como é o caso do concurso para técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, instituição onde trabalho. Mais informações sobre o adiamento das provas da Rural podem ser obtidas no site, www.ufrrj.br.

Por esse motivo, sugiro que caso você esteja inscrito num concurso público ou processo seletivo cuja prova está agendada para esse final de semana (26/05 e 27/05) ou para o próximo (02/06 e 03/06), vá até o site da banca organizadora e procure por informações atualizadas da situação do concurso. Isso porque, mesmo que na data da prova já não haja mais greve, outras questões logísticas relevantes referentes ao concurso podem ser afetadas, fazendo com que um reagendamento ou suspensão aconteça. Fique ligado!

E aí, concurseiro(a), como encarar essa situação?


Se você teve sua prova adiada, não fique chateado! Aproveite para relaxar um pouco e se preparar ainda mais. Talvez esse pequeno espaço de tempo seja o que faltava para você alcançar sua aprovação. Sempre enxergue os acontecimentos pré-prova pelo lado positivo, já que nesse momento você precisa se manter motivado! Só não esqueça de permanecer atento às notícias, pois elas podem afetar (e muito!) seu planejamento por ainda mais tempo, já que não há previsão para fim dessa greve e outras categorias podem aderir ao movimento, como já parece estar acontecendo. 

Se sua prova ainda está longe e trará temas como redação ou atualidades, fique esperto! Agora têm ainda mais chances de serem cobrados conteúdos relacionados à política internacional de combustíveis, questões tributárias ou relacionadas às greves passadas, não somente no Brasil, nem somente em relação aos caminhoneiros. Pesquise aí no Google e inclua esse conhecimento nos seus estudos, até porque, conhecimento nunca é demais. E se o tema não for cobrado diretamente numa redação, por exemplo, você ainda poderá usar parte do que aprendeu de forma análoga. Isso enriquecerá muito seu texto!

Basicamente é isso o que eu tenho pra lhe falar nesse post.

Para mais informações e dicas para concursos públicos, dê uma olhada no meu canal no youtube!

Se você está se preparando para concursos públicos, a melhor maneira de otimizar seu tempo é estudar com eficiência. Quer se tornar um concurseiro de alto nível? Indico fortemente o livro do Fernando Mesquita: Ciclo EARA - O processo da aprovação. Para saber mais é só clicar na imagem abaixo: 


Até a próxima,
Fui!

. . . 

Nenhum comentário